se inspire com negócios mundialmente conhecidos que nasceram em momentos de crise
Ideias geniais surgem em momentos de crise buscando formas para superar os desafios econômicos. Agora é hora de focar no lado positivo da situação e buscar soluções relevantes para as pessoas, transformando e até mesmo criando novas formas de consumo. E nada melhor do que se inspirar em ideias geniais que surgiram em outros tempos difíceis para inovarmos e continuamos exercitando a criatividade, veja alguns exemplos:
1-Nutella:
No pós-Segunda Guerra, o cacau estava escasso e como alternativa o italiano Pietro Ferrero, criou uma pasta doce com açúcar, avelã e com pouco de cacau, tornando-se em 1965 a famosa marca mundialmente conhecida.
2-Monopoly:
Os EUA sentiam reflexos da crise de 1929, pela quebra da bolsa de NY, sem dinheiro para qualquer investimento. Charles B. Darrow criou um jogo de tabuleiro em 1934, já que na realidade não era possível investir, as pessoas poderiam se imaginar investindo. Até hoje é campeão de vendas.
3-Nescafé:
Na década de 1930, o comércio do café caiu drasticamente, o Brasil como principal produtor foi muito prejudicado, levando o governo brasileiro a inovar a entrega do produto. Do grão, o café passou a ser comercializado em pó, aumentando a durabilidade. Atualmente a Nescafé é a principal marca da Nestlé.
4-Airbnb:
Em 2008, três amigos, resolveram alugar espaços do apartamento para pagar o próprio aluguel, levando ao desenvolvimento do AIRBNB, a startup milionária, um mercado comunitário para pessoas criarem seus próprios anúncios e alugarem acomodações em seus imóveis.
5-Localiza:
Companhia internacional criada em meio a crise do petróleo, iniciada com uma frota de 6 fuscas, buscava pelo bom atendimento, ensinando a lição de nunca contrariar seus instintos.
6-Fanta:
Uma criação de produto conforme o mercado estabelecido, na segunda Guerra Mundial, por sansão dos aliados o xarope da Coca-cola estava proibido de entrar na Alemanha nazista. A criação da Fanta ocorreu com sobras de maçã e leite, para que a empresa não fechasse as portas.
7-Uber:
Surgindo como complementação de renda pós-crise de 2008, a ideia dos empreendedores Travis e Garrett veio após terem dificuldades de pegar um táxi em Paris, criando assim um serviço padrão em um mundo cada vez mais globalizado.
Quais inovações contribuiriam para esse momento?
Reinvente e conecte-se!