Influenciar ou ser influenciado, eis a questão.
A resposta, nos tempos atuais do Marketing Digital, é “os dois”. Nossas decisões de consumo são resultado de ações de pessoas e empresas, enquanto também afetam aqueles que nos cercam. Nesse cenário, o Marketing de Influência surge como uma estratégia cada vez relevante e eficiente.

A resposta, nos tempos atuais do Marketing Digital, é “os dois”. Nossas decisões de consumo são resultado de ações de pessoas e empresas, enquanto também afetam aqueles que nos cercam. Nesse cenário, o Marketing de Influência surge como uma estratégia cada vez relevante e eficiente.

Confiamos mais em quem é próximo de nós, e os meios digitais nos aproximam de pessoas fisicamente distantes. Assim, foi ampliado o alcance do boca a boca, afetando em definitivo nossas decisões de consumo. Engana-se, porém, quem pensa que apenas celebridades podem fazer esse papel, e que só grandes marcas podem fazer esse trabalho.
O Marketing de Influência oferece possibilidades interessantes também para empresas com orçamento mais controlado. Neste post, vamos falar sobre como usar influenciadores para impulsionar seus resultados, sejam eles gerar Leads ou mesmo vendas.


O que é Marketing de Influência
Para definir o que é essa estratégia, vamos tomar emprestado o conceito da Squid, nossa parceira na realização da Semana do Marketing de Influência:
“O marketing de influência consiste em engajar pessoas no meio online, que sejam referência nas suas áreas para que compartilhem experiências e mensagens das marcas com seus respectivos públicos, influenciando diretamente nas decisões de compra de suas audiências.”

Como usar influenciadores
Se você não tem ideia de por onde começar, hoje há agências e plataformas especializadas em facilitar o relacionamento de empresas com influencers — um exemplo é a Squid, que citamos no começo do post.

Defina o objetivo da ação
De qualquer forma, é possível fazer essa pesquisa por conta própria. Antes de mais nada, porém, é preciso ter claro o seu objetivo com a ação de Marketing de Influência. Falando nisso, você já criou a sua Persona?

Veja algumas opções de objetivos a serem traçados:

Gerar awareness para a marca;
Gerar Leads para serem trabalhados no Marketing;
Aumentar a presença digital da empresa;
Vender X unidades do produto no e-commerce.
A partir daí, você vai partir para a definição de que meio vai usar (blogs, redes sociais, YouTube, etc.), com que influenciadores entrará em contato e como encaixá-los na jornada de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *